Enobrecer, dinamizar e estimular, o saber ser e estar, dos árbitros deste conselho regional.

07
Mar 14

O Hóquei Clube de Santarém participou com quatro equipas no 4º Torneio Cira Hóquei organizado pela União Desportiva Vilafranquense, que se disputou nos dias 1 e 2 de Março, nos escalões de Bâmbis, Benjamins, Escolares e Iniciados.

Os escolares estiveram quase irrepreensíveis mostrando um hóquei muito adulto comparativamente à pouca idade que possuem. No primeiro jogo golearam o Parede. Empatando no segundo com a equipa do Vilafranquense. Ficando por decidir com o Oeiras quem iria à final com o gigante de Espanha que venceu com facilidade todos os jogos disputados, o Réus. A equipa scalabitana venceu por 2-0 e conquistou a presença na final. Aí ,frente aos espanhóis do Réus, os jovens da equipa de Santarém foram mais forte e venceram 3-1 e conquistaram o troféu em disputa.

Nas restantes categorias o Hóquei Clube de Santarém foi segundo classificado no escalão de Iniciados, terceiro em Benjamins e quarto nos Bâmbis.

publicado por JPCosta às 12:33

01
Mar 14

 

André Ramos chegou a Reze, localidade a cinco minutos da cidade francesa de Nantes, há cerca de 15 dias. Neste tempo, o hóquista treinou e jogou e ajudou a nova equipa – ALC Bouguenais RH – na luta pela permanência no principal campeonato francês. Atualmente, na última posição.

“Do pouco que me apercebi, este campeonato tem um nível bem melhor do que estava à espera. Como os países ibéricos estão numa situação complicada a nível económico, alguns jogadores de grande nível foram convidados a vir para esta liga, dando-lhe maior projeção”, conta André Ramos ao REGIÃO DE LEIRIA. Confessa que a “cultura desportiva de grande parte das equipas está um pouco abaixo do nível português” e a maior diferença está na arbitragem. “Muitos erros, pouca coerência nas decisões e grande dualidade de critérios”, entende.

André Ramos

 

André Ramos, de 22 anos, fez toda a carreira desportiva no clube da terra – Biblioteca de Instrução e Recreio, de Valado dos Frades, na Nazaré. Esta época mudou-se para a vizinha Alcobacense e foi o segundo melhor marcador da equipa (15 golos). Recentemente, surgiu o convite para um contrato semiprofissional no Bouguenais. “Recebi a proposta no dia da apresentação do meu último trabalho académico. Ponderei os prós e os contras e vim”, afirma. Formado em enfermagem, pretende, a curto prazo, começar a trabalhar na área, ao mesmo tempo que aproveita para enriquecer o vocabulário.

 

Mas esta não foi a primeira “baixa” da Alcobacense. Em março de 2013, os gauleses do AL Plonéour-Lavern, em jeito Astérix, “atacaram” Alcobaça e desafiaram Duarte Delgado

 Duarte Delgado

 

Na altura atleta da Alcobacense, deslocou-se a França uma semana para treinar e em junho chegou a acordo. “Foram vários os motivos. Primeiro, não ter estabilidade profissional. Depois, o facto do projeto do clube ser bastante ambicioso e satisfatório na minha ótica”, salienta. Sempre jogou hóquei em patins. Começou aos 7 anos e passou no Hóquei Clube de Turquel, Sp. Marinhense e Alcobacense. Jogou em todos os campeonatos nacionais e celebrou o título da III divisão nacional pelo emblema da “capital da maçã”.

Licenciado em Treino Desportivo – especialidade em hóquei em patins, esta época, o jogador, de 29 anos e natural da Benedita, foi jogar para o AL Plonéour-La­vern, na zona da Bretanha, no norte de França, onde também é treinador.

Duarte Delgado está satisfeito com a experiência no estrangeiro e lembra que “as primeiras semanas foram complicadas”, mas a adaptação aconteceu de forma natural e , hoje em dia, já se encontra perfeitamente inserido nos “diables rouges”. A equipa ocupa o primeiro lugar da zona Norte da II divisão francesa a seis jornadas do final do campeonato.

 

Marina Guerra

 

publicado por JPCosta às 23:35

28
Fev 14

 Tiago Damas celebrou 13 anos no sábado, 22 de Fevereiro, e teve direito a um presente especial: assistir a uma partida de hóquei em patins disputada entre a equipa pela qual bate o seu coração, o Sporting Clube de Portugal e o Sporting de Tomar. Por esse motivo deslocou-se de propósito do Tramagal, Abrantes, onde reside, até ao Pavilhão Municipal de Tomar. Na bancada, ao lado do pai e responsável pela concretização desse desejo, exibia um cartaz verde a dar conta que era aniversariante nesse dia e, por isso, pedia aos jogadores que lhe dessem uma camisola.

“Ele já tinha assistido a um jogo de futebol mas nunca tinha visto um jogo de hóquei ao vivo e a cores. Achei que era um bom presente de aniversário e uma tarde bem passada”, conta o pai, Luís Damas. O desejo do jovem aniversariante concretizou-se a triplicar: para além da equipa lisboeta ter vencido a partida por 4-2, saiu do pavilhão com uma camisola suada e um cachecol do Sporting. Um dia de aniversário especial que, provavelmente, irá guardar na memória para sempre. Quem disse que 13 é o número do azar?

Elsa Ribeiro Gonçalves

publicado por JPCosta às 15:59

Almeirim recebe no dia 2 de Março um torneio de hóquei em patins sub-15 no Pavilhão Alfredo Calado. Organizado pelo Hóquei Clube “Os Tigres” e Associação de Patinagem do Ribatejo, o Torneio de Carnaval tem em competição selecções das associações de patinagem do Ribatejo, de Leiria e de Lisboa. A meio do torneio, às 15h00, realiza-se o jogo da Taça APL em sub-17 entre “Os Tigres” e o CN Rio Maior.

O torneio inicia-se às 10h30 e o segundo jogo está marcado para as 11h45. O apuramento do terceiro e quarto lugar decorre às 16h30 e a disputa para o primeiro lugar ocorre às 17h45. A entrega dos troféus está marcada para as 19h00.

publicado por JPCosta às 15:56

26
Fev 14

Num jogo de hóquei em patins na Alemanha, os portugueses Flávio Silva e Pedro Queirós tornaram-se protagonistas ao serem expulsos, de uma assentada, pelo árbitro do encontro.

O RESG Walsum perdia por 2-1, quando Flávio Silva escorregou e embateu contra o árbitro, Thomas Ullrich. O lance é caricato mas parece acidental (ver vídeo), mas o árbitro não relevou a casualidade do momento. E expulsou, de imediato, o jogador português. Pedro Queirós protestou o lance (não de forma veemente) mas... vermelho também para ele. Tudo isto com apenas nove minutos de jogo decorridos. O treinador Robbie van Dooren ainda reuniu a equipa, mas decidiram continuar o encontro.

A equipa adversária, o Rote Karten, acabou por vencer, confortavelmente, o encontro, por 5-1, mas o RESG já protestou o encontro, alegando tratar-se de "um escândalo" o que se passou em campo.

publicado por JPCosta às 22:21

24
Fev 14

David Abreu está há 3 anos no hóquei em patins francês, a época passada foi o melhor marcador do campeonato gaulês com 42 golos. Representou durante duas épocas o Ploufragan, a ambição levou-o esta temporada para o Saint Brieuc.

Em França encontrou várias compensações. Participou na Taça CERS nas últimas duas épocas, os clubes cumprem os compromissos que assumem, enquanto em Portugal, saiu do Oeiras e do Tigres de Almeirim ainda com contas por saldar.
David Abreu começou na patinagem do Futebol Clube do Alverca, como júnior foi para o Benfica, chegou a jogar na equipa principal e foi vice-campeão. Durante a semana o Benfica ameaçou abandonar o hóquei em patins devido à arbitragem no jogo com o Valongo.
David Abreu não acredita que se concretize essa ameaça do atual campeão europeu e mundial, tanto mais, já houve uma tentativa de fechar o hóquei em patins que não passou na assembleia geral do Benfica devido à mobilização da claque “Diabos Vermelhos”.
David Abreu espera que o Benfica, o Futebol Clube do Porto e o Sporting continuem a apoiar o hóquei em patins e a formação.

 

In:http://www.rtp.pt

publicado por JPCosta às 14:41

22
Fev 14

É evidente que, quando um clube sugere que talvez-possa-vir-a-ponderar-a-eventualidade-de-colocar-a-possibilidade seja do que for, está a fazer bluff - na melhor das hipóteses a exercer pressão. Portanto, daqui até o Benfica abandonar o hóquei em patins, ademais com as arbitragens como reivindicação, vai uma enorme distância. Mas ainda ontem escrevi nesta coluna sobre as modalidades em que nunca tínhamos sido sublimes (como o ciclismo) ou sequer bons (como o ténis) e em que começamos agora a ganhar uma projeção interessante, ou mesmo superlativamente interessante. Vale a pena olhar para os casos opostos. Um deles é o do atletismo, em que à radical escassez de resultados - radical na comparação com os tempos gloriosos das corridas de fundo, mas também na comparação com os tempos cintilantes dos saltos - vêm juntar-se agora divergências, denúncias e casos como este de Clarisse Cruz. Outro é o do hóquei em patins, igualmente com cada vez menos resultados e onde, hoje, também parece que já não há comités, comissões nem grupos de trabalho suficientes para forjar alguma paz. São casos distintos, sim: o atletismo continua a gozar de vitalidade enquanto modalidade global, ao passo que o hóquei tem a marcha da História em seu desfavor. Falta saber, porém, se Portugal ainda quer fazer parte do que possa restar dele. Contribuir para a sua revitalização internacional já me parece tarefa de monta para o nosso atual grau de boa-vontade

 

Por:Joel Neto "O Jogo"

publicado por JPCosta às 15:45

21
Fev 14

Lisboa, 19 fev (Lusa)

- O treinador de hóquei em patins Nuno Lopes assumiu o comando técnico do Sporting, rubricando contrato por época e meia, e sucede a Hugo Gaidão na liderança dos "leões".

A ocupar atualmente o 13.º lugar do campeonato nacional e em zona de despromoção, Gilberto Dias Borges, responsável pela secção do Sporting, e João Alves, diretor-geral, alinharam pelo mesmo diapasão, mostrando total confiança no plantel e nas qualidades do novo treinador.

O presidente "leonino", Bruno de Carvalho, também marcou presença e afirmou esperar que Nuno Lopes mostre "as garras do leão" para servir bem o clube, de forma a que os jogadores deem "uma resposta cabal àquilo que são os pergaminhos do Sporting".

publicado por JPCosta às 15:13

20
Fev 14
Ainda na sequência do jogo Valongo-Benfica, do dia 1, clube da Luz emite comunicado, reafirmando insatisfação quanto à arbitragem e questionando "se faz sentido continuar a promover a modalidade".
No dia 1 de fevereiro deste mês realizou-se o jogo Valongo-Benfica relativo à 14ª jornada do Nacional da I Divisão de hóquei em patins, sendo no final contestado pela equipa da Luz.

Este jogo foi ganho pelo Valongo (4-3) a dois segundos do fim, depois do Benfica ter estado em vantagem por dois golos.

Os encarnados contestaram na altura a arbitragem e chegaram a publicar no seu site oficial um vídeo com os lances que consideravam polémicos.

Agora, o Benfica volta a lembrar esse encontro em comunicado, informando que no futuro poderá ponderar sobre uma eventual extinção da secção de hóquei em patins no clube.

publicado por JPCosta às 18:14

15
Fev 14

Um torcedor resolveu atirar um cachorro na direção do árbitro  no jogo entre as equipes de Comarca del Mármol e La Cañada Atlético válido por um campeonato juvenil na Espanha. A razão do ato esteraria pelo torcedor estar inconformado com a atuação da arbitragem. 

O episódio aconteceu no momento em que o árbitro se aproximou da beirada do campo e com isso o torcedor lançou o cachorro das arquibancadas. O animal não acertou o árbitro, ele caiu de uma altura de mais de dois metros direto no chão. 

O cachorro, que ficou dolorido e atordoado com a queda, estava no estádio com seu dono. Ele foi lançado por outro torcedor. Depois da cena, o dono do animal iniciou uma briga com o autor do ato, só interrompida após interferência da Guarda Civil, que entrou com uma queixa contra o torcedor revoltado por maus tratos a animais.

Ver video:http://www.youtube.com/watch?v=pL3XZ8ixepg#t=24
publicado por JPCosta às 22:20

14
Fev 14

1 – Os meus afazeres profissionais levaram-me a conhecer a pessoa mais carismática do Porto Santo. Ao longo dos anos esse conhecimento foi-se tornando numa amizade que me levou à raiz da simplicidade de um ser que parecia rude, mas longe dos microfones, era um simples bonacheirão que fazia da vida um desafio e um “negócio” constantes. José Lino Pestana foi e será sempre um exemplo de vida e de amor a uma terra que ele quis mostrar ao Mundo através do desporto. A sua persistência e o seu sentido de globalidade, tiraram o Porto Santo do isolamento e transformou a pequena ilha de 5 mil habitantes, num oásis do desporto. Não sendo político nato, aproveitou a política e os políticos ávidos por vitórias eleitorais e conseguiu sempre o que quis para o “seu” Portosantense, que o diga a Quinta Vigia. José Lino Pestana que também era um exímio contador de histórias, conseguiu, com palavrinhas mansas, um pequeno complexo desportivo. Catapultou o futebol e o hóquei da Ilha Dourada para os palcos nacionais e internacionais. José Lino Pestana foi um ambicioso, muitas vezes desmedido. Queria sempre mais e não admitia ver o “seu” clube e os desportistas Portosantenses prejudicados em relação aos adversários da Madeira. Infelizmente que os novos tempos de austeridade tiraram o tapete as ambições de José Lino Pestana que acabou por ver a modalidade de hóquei desaparecer e o futebol nas ruas da amargura. É certo que os tempos áureos do Portosantense, futebol na II divisão B e o hóquei nas provas Europeias, custaram rios de dinheiro ao erário público. É verdade que se cometeram erros, alguns bastante graves, como aquele que foi a gestão do hóquei em patins. Desperdiçaram-se verbas num campo de relva natural esquecendo-se que a água não abunda na ilha. José Lino Pestana era teimoso nas convicções mas sempre com a mesma intençao, defender a terra do “seu” coração! O Porto Santo mereceu um Homem assim! O Céu, certamente, merece um Homem assim!

2 – Dificilmente podemos encontrar noutra parte qualquer do Mundo, uma terra tão pequena como a Madeira, com uma população tão reduzida de pouco mais de 250 mil habitantes, inferior a algumas Autarquias do Continente, tantos campeões. O desporto é, sem qualquer dúvida, a grande mais valia promocional desta minúscula terra. Com Cristiano Ronaldo à cabeça, agora, do Estreito de Câmara de Lobos, temos o mais recente campeão da taça da Europa em ténis de mesa, Marco Freitas. Um “puto maravilha” da raquete que nasceu no seio de uma família amiga da modalidade que acabou por abraçar.

3 – Marco Ferreira é para mim, o melhor árbitro Português. Esta opinião é antiga mas ficou reforçada agora com a extraordinária exibição do “juiz” Madeirense no derby Benfica-Sporting. Gosto da postura em campo do Marco Ferreira. Não é vaidoso, aplica as leis com critério, não intimida nem é intimidado, é certeiro na análise dos lances, não provoca nem se deixa provocar, é sereno, sabe de futebol e das leis do jogo. São estas as capacidades que fazem os grandes árbitros. Uma palavra também para Sérgio Serrão, um “fiscal de linha” com olhos de lince e grande competência. Estão ambos de parabéns.

Mário Gouveia

publicado por JPCosta às 14:16

11
Fev 14

O árbitro encontrou o veículo riscado, com o limpa pára-brisas torcido e um saco do lixo no 'capot'.

Duarte Gomes encontrou o carro vandalizado e publicou um postno Facebook onde conta em que estado ficou o veículo, garantindo que não está assustado por mais este episódio.

"Chegar ao carro e encontrá-lo riscado de ponta a ponta (e que bem riscado estava), com o limpa pára-brisas levantado e torcido e com um saco de lixo em cima do capot... não é dramático. Passar por isto (e por episódios parecidos) pela enésima vez... também não é. Dramático mesmo é alguém achar que a coisa resulta. Que assusta. Que inibe. Que desvia. Não é só dramático. É triste. É que quem sabe há muito o caminho que quer seguir, não precisa de carro. Pode ir a pé. Mas vai. Pronto. Agora vá... bom fim-de-semana", escreveu o árbitro lisboeta no Facebook.

 

In:http://www.dn.pt/

publicado por JPCosta às 00:30

21
Jan 14

As seleções nacionais de hóquei em patins dos escalões sub-17 e sub-20 vão concentrar-se na vila do Luso nos próximos dias 27 e 28 de janeiro para prepararem a participação no Campeonato da Europa dos respetivos escalões. De acordo com o Plano Anual das Seleções Nacionais, a Federação de Patinagem de Portugal vai levar a efeito o 1º Centro de Treinos das Seleções Nacionais Sub-17 e Sub-20 de hóquei em patins. No escalão de Sub-20, Portugal é o atual detentor dos títulos de Campeão do Mundo (Colômbia’2013) e de Campeão da Europa (França’2012) enquanto nos Sub-17, a Seleção Nacional é a atual detentora do cetro europeu (Espanha’2013). Convocatória Sub-17: Gonçalo Pereira (HC Braga), Gabriel Costa (HC Braga), Pedro Silva (AD Barcelos), Hugo Barata (AD Valongo), João Lima (Dragon Force FC), Joaquim Ferreira (Dragon Force FC), Marcelo Silva (AD Sanjoanense), Tiago Almeida (AD Sanjoanense), Tiago Rodrigues (UD Oliveirense), Francisco Santos (HC Turquel), Paulo Duro (HC Turquel), Gonçalo Nunes (SL Benfica) e Frederico Neves (SC Portugal). Selecionador Nacional

 

Sub-17: Luís Moreira Convocatória

 

Sub-20: Miguel Vieira (HC Braga), João Almeida (FC Porto), Diogo Seixas (FC Porto), Pedro Freitas (AD Valongo), Xavier Cardoso (AD Valongo), Álvaro Morais (AD Valongo), Nuno Pereira (AD Valongo), Eduardo Leitão (HC Turquel), David Costa (HC Turquel), Diogo Fernandes (SL Benfica), João Campelo (SL Benfica), João Sardo (SL Benfica) e André Gaspar (CD Paço de Arcos).

 

Selecionador Nacional Sub-20: Luís Duarte

 

In:http://desporto.sapo.pt

publicado por JPCosta às 09:34

10
Jan 14

Ricardo Pereira, também conhecido como "Peca Peca", vai abandonar a carreira de jogador de hóquei em patins. Ricardo Pereira passou no Vasco da Gama (Sines), no Infante Sagres, no Bassano de Itália. no Reus de Espanha, no Benfica (onde jogou 12 temporadas) e a última época em que entrou num pavilhão, em 2012-2013, no Física de Torres Vedras. Com 35 anos de idade, Ricardo Miguel da Silva Pereira abandona uma carreira de 28 anos dedicados ao hóquei. 

Conquistou pelo Benfica, por exemplo, a Taça CERS, 2 campeonatos nacionais, 4 Supertaças, 2 Taças de Portugal. Pelo Bassano conquistou um campeonato mundial de clubes e uma Supertaça de Itália. No Reus venceu a Taça CERS, no Vasco da Gama ganhou o Campeonato Regional de Juvenis por duas ocasiões. 

É, portanto, o fim de uma carreira recheada de triunfos. Ricardo Pereira sai mesmo pela porta grande. Poranto, valeu a pena!

publicado por JPCosta às 15:35

09
Jan 14

Nem Porto, nem Benfica, nem Oliveirense. O líder do campeonato nacional de hóquei em patins é o Valongo, com 10 jogos e 10 vitórias num aproveitamento de 100 por cento. Paulo Pereira, o treinador, justifica o êxito com trabalho, em declarações ao jornalista Fernando Eurico da Antena 1.

Os rivais que se cuidem diz o treinador Paulo Pereira que lidera a equipa há 12 anos.

Valongo na frente mas não é candidato ao título o objetivo é ganhar um troféu esta época talvez a Taça de Portugal.

A nível europeu o Valongo também comanda o grupo A da Liga Europeia sem qualquer derrota e apenas com um empate frente ao poderoso Liceo da Corunha campeão de Espanha.

O técnico divulga o segredo das vitórias: “Passa pelo trabalho, pela qualidade dos jogadores e pela retaguarda montada há anos. Não contávamos estar em primeiro lugar mas é um prémio para o trabalho realizado. A Liga Europeia é uma novidade e e estamos a ter êxito com a ajuda dos nossos adeptos”.

O treinador está satisfeito com o trabalho realizado e fala no grupo como o futuro sustentáculo da seleção: “Já temos o guarda-redes número 1 da seleção e jovens internacionais em todos os escalões. Depois acrescentámos 3 jogadores mais antigos que ajudam a crescer os mais jovens. É a futura base da seleção”.

In:http://www.rtp.pt

publicado por JPCosta às 15:13

Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
25
26

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
pesquisar
 
Árbitros de Leiria/Época 2012/13
Nacional "A": ---- Nacional "B": António Peça, Armando Henriques, David Barros, Luís Correia, Orlando Ramos, Paulo Carvalho, Pedro Sousa, Vitor Roxo Regionais: Élio Rodrigues
blogs SAPO